Receção

Para a maioria dos vinhos, a qualidade final é inversamente proporcional às agressões físicas sofridas pela uva entre a colheita e seu processamento até ao depósito.

Portanto, a manutenção da integridade do bago até à extracção do mosto será uma garantia de qualidade e de controlo do processo.

Receção

Transporte e descarga

À mão ou à máquina? Que distância percorre das vinhas até à adega e em que condições (tempo, temperatura, separação de fases, O2, pressão…)?

Que operações realizaremos antes da extração (lavagem, seleção, desengace, inertização…)?

Mais informações
Receção

Seleção

A seleção das uvas para otimizar a sua qualidade pode ser feita em 3 momentos diferentes, dependendo do objetivo:

Na vinha, se conta com uma equipa de vindima formada e dedicada. Antes do desengace ou prensagem, se apesar dos cuidados específicos não se conseguiu livrar a 100 % da pressão criptogâmica. Após o desengace, para eliminar restos de vegetais ou uvas passas.

Mais informações
Receção

Desengace e esmagamento

Nas vinificações em que não se procura a contribuição de substâncias provenientes do engaço, o desengace é uma operação crucial com dois objetivos principais: eliminar a quase totalidade da fracção vegetal, mantendo ao máximo a integridade

O desengace perfeito só existiria com as uvas perfeitas, com uma maturação extremamente homogénea onde a turgescência dos bagos e a força necessária para os separar dos seus pecíolos fosse idêntica para cada bago.

Mais informações
Receção

Bombagem

Sólidos e líquidos

Sólidos e líquidos

Mais informações