Extração em brancos e rosés
Hoje em dia o êxito de um vinho nasce da identidade, da diferenciação, da sustentabilidade e, sobretudo, saber explicar ao consumidor o nosso produto.
- A identidade é construída dia após dia, aprendendo com o passado para reinterpretar o presente e imaginar o futuro.
- A diferenciação é simplesmente expressar essa identidade em toda a sua amplitude e explicá-la de forma convincente.
- A sustentabilidade e o lucro são alcançados através da interpretação da matéria-prima, para adaptar os processos e expressar essa identidade através da otimização dos recursos e energias a ela dedicados.
Na vinha, a variação interanual faz com que a uva apresente diferenças de uma vindima para outra. Por esse motivo, se queremos ter êxito na vinificação, não podemos fazer o mesmo todos os anos! Para tal, temos de saber interpretar a uva de cada colheita para adaptar os processos ao objetivo que definimos.
A data de vindima e como definimos a sua extração, configuram a identidade dos vinhos.
Maceração Pelicular
Como técnicos, temos de extrair o melhor da uva na medida certa, e a maceração é um recurso que, com habilidade, nos permitirá obter e potenciar a parte aromática de que gostamos, e esse equilíbrio entre untuosidade e acidez, duradoura
O contacto do mosto com as suas películas, observando atentamente parâmetros como a maturação e pH, pode ajudá-lo a alcançar o seu objetivo.
Mais informaçõesPrensagem
Na prensagem, além da qualidade do vinho, está em causa uma boa parte da sua rentabilidade, mas vamo-nos centrar no principal.
O tamanho médio dos bagos, a relação película/mosto e a dinâmica de maturação variam a cada vindima, por isso, podemos prensar igual todos os anos? Podemos fazer os ciclos à mesma pressão ou ao mesmo rendimento todos os anos?
Mais informaçõesLimpeza
A decantação ou limpeza dos mostos pode ser ou não uma receita.
A decantação ou limpeza dos mostos pode ou não ser uma receita?
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