A vida na vindima

A vida na vindima

Admita.

Todos os nossos acontecimentos, experiências ou aventuras estão ligados a uma vindima. Recordamos o que nos aconteceu, num ano ou outro, evocando a vindima do ano em questão.

Somos louc@s, sim. Louc@s pelo vinho, claro, e com razão!

 

Na família AZ3 completamos consig@ 25 vindimas. Vinte e cinco colheitas, sempre apaixonad@s pelo que fazemos, e que são testemunho do nosso compromisso, resiliência e atitude camaleónica, essa capacidade maravilhosa que tod@s nós temos de nos adaptar e de mudar de acordo com as circunstâncias.

Não se trata de perder a nossa essência, mas de encontrar novas formas de a expressar e de crescer no processo. Ser camaleão ensina-nos que não existe apenas uma maneira de ser ou de fazer as coisas.

O ambiente enológico mudou muito nestes últimos 25 anos, e continua a mudar até hoje, pelo que a adaptação à mudança torna-se numa competência inestimável, num mundo em constante evolução, um mundo de cores infinitas.

Como enólog@s, a adaptação à mudança é um ato de coragem e de crescimento. É enfrentar o desconhecido, aceitar que o mundo gira sem parar, e encontrar em cada desafio uma oportunidade para florescer. A cada passo que damos em direção a algo que é novo, deixamos o medo para trás e abraçamos a esperança.

A vida (e a vindima) confronta-nos constantemente com situações que desafiam a nossa zona de conforto, e é precisamente nesses momentos que descobrimos a nossa verdadeira força. A adaptação não se resume a sobreviver, mas a aprender a viver com um objetivo e com paixão, apesar das adversidades.

Cada mudança, por mais pequena que seja, é o reconhecimento de que somos capazes de nos transformar (e sabemos do que estamos a falar, porque transformamos mosto em vinho). É uma jornada emocionante, que nos permite reinventar-nos e encontrar novas formas de ser felizes. Por fim, a adaptação à mudança é um ato de amor próprio, um compromisso com o nosso crescimento e uma celebração da vida em toda a sua diversidade e beleza.

Por esse motivo, se alguma vez se sentir perdid@ na vindima, lembre-se que existe um camaleão dentro de si, pronto para se adaptar aos desafios que a vida lhe apresente, porque nós, enólog@s, contamos a vida na vindima.

Vamos com tudo!

BOA VINDIMA

Ferramentas que permitem uma adaptação à mudança

Notícias relacionadas

Reflexões e lições de 25 vindimas

A OIV define a viticultura sustentável como uma “estratégia global à escala dos sistemas de produção e processamento da uva, associando ao mesmo tempo a sustentabilidade económica das estruturas e territórios, produzindo produtos de qualidade, considerando os requisitos de precisão da viticultura sustentável, os riscos para o ambiente, a segurança dos produtos e a saúde do consumidor, e valorizando os aspetos patrimoniais, históricos, culturais, ecológicos e paisagísticos.”

Explorar a diversidade do vinho: para além da fruta

O vinho é um universo de expressões e de emoções, que nos convida a descobrir a sua diversidade em cada golo. Cada pessoa procura algo diferente num copo de vinho, adaptando as suas preferências ao momento e à companhia.

Esta versatilidade é o que torna o vinho tão fascinante e variável, com uma infinidade de estilos, ideologias e origens que o definem.

Guardiões do aroma: Preserve a essência do vinho, mas sem álcool

Os vinhos sem álcool, ao contrário dos vinhos tradicionais, têm vindo a apresentar um crescimento no consumo nos últimos anos.