Ainda com a Enomaq bastante presente na memoria, carregada de emoções e aprendizagens, voltamos à rotina, agradecendo a todos os que vieram ao nosso stand.
Tinhamos como objetivo nesta Enomaq expor a nossa filosofia de uma enologia viva e lógica, que sempre defendemos e apoiamos. Uma enología enológica, que foi levado a cabo em associação com um “ oenological thinking “. Porque o vinho é feito na vinha, mas nasce de uma ideia.
Ainda com a Enomaq bastante presente na memoria, carregada de emoções e aprendizagens, voltamos à rotina, agradecendo a todos os que vieram ao nosso stand.
Tinhamos como objetivo nesta Enomaq expor a nossa filosofia de uma enologia viva e lógica, que sempre defendemos e apoiamos. Uma enología enológica, que foi levado a cabo em associação com um “ oenological thinking “. Porque o vinho é feito na vinha, mas nasce de uma ideia.
Nós sempre dissemos que queremos acompanhá-lo no design dos seus vinhos, oferecendo serviços, produtos e ferramentas mais adequados às suas necesidades e gostos. Com meios e métodos inovadores, procurando sempre aumentar a qualidade a curto e longo prazo. Porque somos uma organização viva, onde promovemos a produção de vinho vivo.
Seguindo esta sequência de ideias, através do “oenological thinking ” visamos praticar uma enologia lógica; uma enologia viva, simples, eficaz e sustentável. Uma vez que os vinhos nascem das suas ideias e é aí que queremos estar, ao seu lado, para inspirar estas mesmas ideias e acompanhá-lo no design do seu vinho ideal, partilhando as experiências e fornecendo-lhe as ferramentas mais adequadas para atingir o seu objetivo.
“O vinho nasce da tua ideia e, a partir dessa mesma ideia, começamos a procurar no campo as parcelas, uvas e os processos mais adequados e adaptados ao perfil de vinho que idealizado.”
Além desta filosofia, anunciamos a nossa área de Consultoria Enológica. Visto que cultivamos idéias, tecnologias e conhecimentos para transformá-los em processos inovadores, sempre junto a si.
Nesta área, em primeiro lugar, centralizamo-nos no design do vinho final.
“Quando o digital captura os seus sentidos”
Acreditamos que a definição de produto, ou seja, do vinho, é o primeiro elo em que devemos começar a trabalhar. Ter um objetivo claro do perfil do vinho que deseja criar é essencial. Definir o objetivo a ser alcançado e, em seguida, as ferramentas e os meios necessários para atingir o objetivo definido, a ideia idealizada, o vinho pretendido.
Respondendo a esta necessidade, apresentamos a ferramenta Sensiel. A solução para definir de forma racional e parametrizada o perfil de um vinho ou de um grupo de vinhos.
Apresentamos também o que apontamos em um dos nossos post’s anteriores, uma viragem para a vinha, através de uma nutrição personalizada do solo e da videira tendo sempre presente o perfil do vinho, com o conhecimento e fertilizantes orgânicos do nosso parceiro Frayssinet.
Cuidar bem do solo, cuidar da videira, medir e interpretar para conseguir nutrir de uma forma lógica e racional, em função do perfil do vinho desejado. É o primeiro ato enológico que o levará ao sucesso no desenvolvimento da sua ideia.
O conhecimento da vinha é a base para entender com precisão a rentável produção de vinho, respeitando a tipicidade e identidade do vinho, da terra, da família ou da adega.
Durantes todos estes anos aprendemos que muitos dos problemas que encontramos na adega podem ser resolvidos na vinha: pH elevado, baixos níveis de NFA, perfis herbáceos ou vegetais, falta de fruta, maturação prematura, falta de cor … são alguns dos os contratempos que custam muito esforço, tempo e dinheiro para corrigir na adega, e que podemos evitar com uma nutrição adequada quer do solo quer da planta.
Outras ferramentas que apresentamos para a vinha são os captores Dualex e Bacchimeter do nosso parceiro Force-A.
Somente o que é medido é melhorado e as atividades de viticultura só adquirem significado e lucratividade se forem baseadas em objetivos definidos e num conhecimento preciso do estado e funcionamento da planta. A medição do equilíbrio nutricional da planta e a sua evolução da síntese de antocianinas ajudam-nos a atingir o objetivo.
Relativamente a soluções de processos, uma das nossas novidades foi o CO2 Membran System da K+H Tech, a solução para ajustar o conteúdo de CO2, N2 e O2 no seu vinho de uma forma precisa.
O conceito de Phyliantropía também esteve presente, dando a conhecer uma clarificação adequada para vegans ; Phylia EPL. A afinação dos vinhos na sua forma mais original e natural.
Como sempre, graças a todos, foi uma experiencia bastante proveitosa e construtiva, onde foi possivel desfrutar da vossa companhia, compartilhando e aprendendo, porque “Juntos nós sabemos mais”
Por último, deixamos um vídeo da parede interativa que nos acompanhou durante a feira no nosso Stand. Jogamos enologia reversa?
Muito obrigado a todos pela sua visita!
El equipo AZ3 OENO.
Notícias relacionadas
Keep Wine
Manter, proteger, preservar, acompanhar, apoiar... são alguns dos significados da palavra KEEP na nossa língua. Quando definimos o compromisso KEEP WINE quisemos expressar em 2 palavras o que pretendíamos para o vinho, para as pessoas e para o nosso ambiente.
Reflexões e lições de 25 vindimas
A OIV define a viticultura sustentável como uma “estratégia global à escala dos sistemas de produção e processamento da uva, associando ao mesmo tempo a sustentabilidade económica das estruturas e territórios, produzindo produtos de qualidade, considerando os requisitos de precisão da viticultura sustentável, os riscos para o ambiente, a segurança dos produtos e a saúde do consumidor, e valorizando os aspetos patrimoniais, históricos, culturais, ecológicos e paisagísticos.”
E você, de que geração é? Nós de todas
O nosso olhar incide na vinha, nas uvas e na sua composição. Perguntamo-nos como estarão as uvas este ano, como será a produção, se conseguiremos vender todo o vinho que produzimos ... Face a estas preocupações surge a OPORTUNIDADE de INOVAR.
A inovação aliada ao conhecimento das tendências são ferramentas cruciais, que nos permitem não só melhorar e adaptar-nos, mas também atrair a atenção de novos nichos de mercado.