NOVO DESAFIO PARA A AZ3: Viragem para a vinha

NOVO DESAFIO PARA A AZ3: Viragem para a vinha

Ao ser o vinho um elemento vivo em constante evolução, o sector enológico é sujeito a necessidades contínuas de melhoria. Mudanças exigidas pelos agentes do setor tão diversos como são os mercados, consumidores, estruturas jurídicas, natureza ou as exigências dos produtores nos solicitam a atualização e melhoria contínua.

Ao ser o vinho um elemento vivo em constante evolução, o sector enológico é sujeito a necessidades contínuas de melhoria. Mudanças exigidas pelos agentes do setor tão diversos como são os mercados, consumidores, estruturas jurídicas, natureza ou as exigências dos produtores nos solicitam a atualização e melhoria contínua. 

A AZ3 sente-se orgulhosa por ter participado de forma ativa e eficaz nesta evolução. Durante as nossas quase duas décadas de vida demos ao setor numerosas ferramentas e soluções inovadoras, e sobretudo, uma visão transversal com o foco no perfil do vinho para acompanhar os produtores nas conquistas dos seus objetivos.

Estes 18 anos de experiência deram-nos clientes inovadores e exigentes que nos ensinaram a não sermos conformistas. É por isso que, agora que alcançamos a maioridade, é tempo de nos reinventarmos e dar mais um passo para alcançar a transversalidade da vitivinicultura viva. Com a mesma ilusão com que começamos no ano de 2000, integrando a experiencia dos fundadores e a preparação e energia das novas gerações, empreendemos uma nova etapa com um olhar para as vinhas. Uma decisão estratégica chave que nos permitirá abordar com muito mais precisão os objetivos e necessidades dos desenhadores do vinho.

Para isso, nos aliamos com dois atores de primeiro nível no âmbito da viticultura: FORCE A e FRAYSSINET.

FORCE AMedir para reagir.

Empresa especializada na agricultura inteligente, líder em instrumentação ótica aplicada a diversos tipos de cultivos, especialmente a videira, propõe ferramentas inteligentes para medir e assim poder decidir.

Por um lado, temos a Bacchimeter, ferramenta que mede a concentração de antocianas nas peliculas das uvas.

Bacchimeter

Para medir o conteúdo em Azoto e Clorofila nas videiras temos a ferramenta Dualex Scientific.

Dualex Scientific

 

O que não se mede, não se melhora. As práticas vitícolas só têm sentido e rentabilidade se forem baseadas nos objetivos definidos e no conhecimento preciso do estado e funcionamento da planta. Para isso, a Força A desenvolveu uma série de sensores de precisão para auxiliar o enólogo a tomar decisões que os ajudem a praticar uma viticultura inteligente.

FRAYSSINET: Smartfood para a vinha.

Um perfil de vinho definido só pode ser alcançado com um estado da uva concreto. Para isso, a nutrição da vinha deve alinhar-se com o vinho objetivo. O Grupo Frayssinet, líder na nutrição orgânica dos solos e na estimulação natural das plantas, dá-nos as respostas e soluções naturais para uma gestão precisa e sustentável da vinha. A trajetória de século e meio deste negócio familiar nos diz que a confiança não é uma casualidade.

Esta nova colaboração juntamente com o nosso conhecimento e experiência nos situará em uma posição privilegiada na vitivinicultura do século XXI, com uma visão transversal, avançada e sustentável da relação entre o clima, a terra, a videira e o vinho. Podemos considerar os seguintes objetivos realistas:

  • Determinar o potencial enológico de cada parcela e conhecer os diferentes estilos de vinho que pode dar.
  • Maximizar o potencial de cada solo.
  • Aumentar os níveis de azoto e precursores aromáticos.
  • Evitar os bloqueios de maturação.
  • Aumentar as intensidades de cor.
  • Consumo racional de água.
  • Garantia e a durabilidade da plantação.

Tudo isso, baseando as decisões em dados confiáveis obtidos com as ferramentas adequadas: Dualex, Bacchimeter, Dyostem, Xylem.

O nosso objetivo estratégico é integrar de maneira inteligente e sustentável a viticultura e a enologia para dar o salto a uma “Vitienologia Viva”, para assim, acompanhar os nossos clientes no desafio de obter rentabilidade económica e organolética a partir das suas vinhas e dos vinhos que eles projetam. Uma vitienologia viva, onde o viticultor e o enólogo se complementam para processar uvas e vinhos que enamoram.

FRAYSSINET

Notícias relacionadas

Keep Wine

Manter, proteger, preservar, acompanhar, apoiar... são alguns dos significados da palavra KEEP na nossa língua. Quando definimos o compromisso KEEP WINE quisemos expressar em 2 palavras o que pretendíamos para o vinho, para as pessoas e para o nosso ambiente.

Reflexões e lições de 25 vindimas

A OIV define a viticultura sustentável como uma “estratégia global à escala dos sistemas de produção e processamento da uva, associando ao mesmo tempo a sustentabilidade económica das estruturas e territórios, produzindo produtos de qualidade, considerando os requisitos de precisão da viticultura sustentável, os riscos para o ambiente, a segurança dos produtos e a saúde do consumidor, e valorizando os aspetos patrimoniais, históricos, culturais, ecológicos e paisagísticos.”

E você, de que geração é? Nós de todas

O nosso olhar incide na vinha, nas uvas e na sua composição. Perguntamo-nos como estarão as uvas este ano, como será a produção, se conseguiremos vender todo o vinho que produzimos ... Face a estas preocupações surge a OPORTUNIDADE de INOVAR.

A inovação aliada ao conhecimento das tendências são ferramentas cruciais, que nos permitem não só melhorar e adaptar-nos, mas também atrair a atenção de novos nichos de mercado.