Keep Wine

Keep Wine

Manter, proteger, preservar, acompanhar, apoiar... são alguns dos significados da palavra KEEP na nossa língua. Quando definimos o compromisso KEEP WINE quisemos expressar em 2 palavras o que pretendíamos para o vinho, para as pessoas e para o nosso ambiente.

Oferecer processos, serviços, ferramentas e ideias que acrescentem valor às adegas com base na sustentabilidade e que nos ajudem a manter, proteger, preservar, acompanhar e apoiar o nosso setor.

Os gostos, os hábitos de consumo, o próprio setor, todos eles estão em constante mudança. Ficarmos parados a ver como soa a música, não é uma opção. Quando quisermos dançar, a música já terminou! Acreditamos que esta mudança passa por uma forma de trabalhar mais fundamentada e sustentável. Temos de nos adaptar à mudança!

Terminada a vindima e com os vinhos da colheita de 24 ainda em fase de fermentação, é altura de planear o envelhecimento. O carvalho em enologia permite-nos elevar e destacar o vinho. Refrescar, estruturar, proporcionar redondez na boca, proporcionar profundidade, contributo aromático... tudo isto é possível com uma boa seleção de madeira e de torrefação.

Continuamos a considerar que a tecnologia e a inovação são, sem dúvida, peças fulcrais na implementação de ações sustentáveis. Processos e equipamentos que visam a redução do consumo de energia e de recursos hídricos são essenciais nas nossas adegas. Porque não representa apenas o que fazemos, mas também a forma como o fazemos.

Por essa razão, KEEP WINE é a representação dos conceitos memória, inteligência e visão. MEMÓRIA para recuperar os processos que abandonámos e que, com a adaptação à tecnologia atual, são a forma mais razoável e respeitadora de produzir vinho.

Recipientes quentes feitos de diferentes materiais, como o carvalho, já referido, o betão e a argila, desde sempre utilizados, o uso de oxigénio e de frio para a estabilização do vinho, a utilização de leveduras próprias como elemento diferenciador, etc... INTELIGÊNCIA para assumir o controlo da fermentação, com um método que nos ajuda a gerir a maceração pelicular e a limpeza do mosto na fermentação. E VISÃO para definir o nosso objetivo. Que tipo de vinho pretendemos produzir? Como o vamos produzir? Quando?

Gostamos de abordar a enologia numa perspetiva transversal e abrangente. Abordar os problemas desde a raiz para oferecer soluções eficazes. Mais vale prevenir do que remediar. Oferecer soluções completas e não remendar.

Chegará outra vindima, a de 25, e o ciclo voltará a fechar-se. Parece-lhe familiar? Abrangente, 360, holístico… Se pretende alcançar resultados diferentes, não faça a mesma coisa.

Na AZ3 queremos transmitir uma visão otimista do futuro do vinho, porque o melhor ainda está para vir. Façamos um vinho que nos apaixone, que nos represente, enfim, KEEP WINE!

Notícias relacionadas

Reflexões e lições de 25 vindimas

A OIV define a viticultura sustentável como uma “estratégia global à escala dos sistemas de produção e processamento da uva, associando ao mesmo tempo a sustentabilidade económica das estruturas e territórios, produzindo produtos de qualidade, considerando os requisitos de precisão da viticultura sustentável, os riscos para o ambiente, a segurança dos produtos e a saúde do consumidor, e valorizando os aspetos patrimoniais, históricos, culturais, ecológicos e paisagísticos.”

E você, de que geração é? Nós de todas

O nosso olhar incide na vinha, nas uvas e na sua composição. Perguntamo-nos como estarão as uvas este ano, como será a produção, se conseguiremos vender todo o vinho que produzimos ... Face a estas preocupações surge a OPORTUNIDADE de INOVAR.

A inovação aliada ao conhecimento das tendências são ferramentas cruciais, que nos permitem não só melhorar e adaptar-nos, mas também atrair a atenção de novos nichos de mercado.

Explorar a diversidade do vinho: para além da fruta

O vinho é um universo de expressões e de emoções, que nos convida a descobrir a sua diversidade em cada golo. Cada pessoa procura algo diferente num copo de vinho, adaptando as suas preferências ao momento e à companhia.

Esta versatilidade é o que torna o vinho tão fascinante e variável, com uma infinidade de estilos, ideologias e origens que o definem.