O nosso olhar incide na vinha, nas uvas e na sua composição. Perguntamo-nos como estarão as uvas este ano, como será a produção, se conseguiremos vender todo o vinho que produzimos ... Face a estas preocupações surge a OPORTUNIDADE de INOVAR.
A inovação aliada ao conhecimento das tendências são ferramentas cruciais, que nos permitem não só melhorar e adaptar-nos, mas também atrair a atenção de novos nichos de mercado.
Esta adaptação requer que se faça uma segmentação dos consumidores em função das suas preferências e comportamentos, o que é essencial para oferecer vinhos, histórias e experiências personalizadas, que vão ao encontro das necessidades dos diferentes grupos, desde a geração Z aos Baby Boomers, que continuam a apostar na qualidade e na tradição. Não se trata de perder ou de abandonar a nossa identidade, mas de descobrir novas formas de a expressar. A nossa paixão é o vinho, e esta paixão inclui a diversidade de vinhos, os momentos e as experiências que os consumidores procuram.
Tal como o contexto enológico mudou nestes 25 anos de vida da AZ3, também o panorama demográfico mudou, dando lugar a uma nova geração de consumidores que preferem bebidas com menos álcool, que procuram diversidade e que desfrutam do vinho em experiências sociais, como festivais e raves de vinho. Sabemos que a tecnologia desempenha um papel fundamental na ligação com estes novos consumidores. Estes jovens, maioritariamente nómadas digitais, optam por utilizar as plataformas digitais e as redes sociais para descobrir e para saber mais sobre os vinhos e sobre as experiências em torno do vinho, além de valorizarem mais as marcas com consciência ambiental. Na AZ3 também exploramos ferramentas que ajudem o consumidor.
As preferências de consumo evoluíram nos últimos anos, com um aumento da popularidade dos vinhos brancos e rosés. Esta mudança reflete uma tendência geral para estilos de vinho mais frescos e leves. Os novos consumidores valorizam a diversidade e estão dispostos a experimentar variedades e estilos de vinho, o que nos dá a oportunidade de introduzir inovação em toda a cadeia de valor do sector, para atrair e reter a nova geração de consumidores.
Independentemente de sermos da geração Z, Y, X ou Baby Boomers … desfrutemos do vinho, da sua diversidade, da sua história, das suas raízes, do que representa, do que nos transmite, do que nos inspira, das suas memórias.
Na AZ3 adaptamo-nos. Acompanhamo-lo neste percurso rumo à diversidade, à oportunidade, à inovação, sempre a partir da paixão pelo VINHO. Tendo a inovação como motor, damos uma vista de olhos nas tendências do sector e do consumidor. Esta perspetiva
permite-nos explorar e inovar, trazendo para o sector métodos como o Beauvillain, e tecnologias como a desalcoolização ou, através da visão transversal da cada uma das pessoas que fazem parte da AZ3, fornecer tudo o que é necessário para oferecer a diversidade de vinhos que os consumidores exigem.
TUDO para continuarmos a desfrutar do VINHO juntos.
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Somos louc@s, sim. Louc@s pelo vinho, claro, e com razão!