As alterações climáticas são o maior compromisso ambiental da atualidade e uma das preocupações mais importantes do setor enológico neste momento.
Os efeitos das alterações climáticas nas vinhas e nos vinhos são atualmente bem conhecidos por enólogos e agrónomos.
Por esse motivo, é necessário que o setor vitivinícola conte com estratégias de adaptação que tenham em conta as particularidades de cada adega, e que estas contem com a ajuda de programas de apoio das administrações públicas.
Para enfrentar este desafio, sugerimos que as adegas meçam a sua pegada de carbono, como um primeiro passo, a fim de identificar os processos que têm maior impacto no clima.
Como apoio ou ferramenta de trabalho existem também entidades como a International Wineries for Climate Action (Vinícolas Internacionais pela Ação Climática) - (IWCA), um grupo de trabalho colaborativo de vinícolas comprometidas com o meio ambiente, que adota uma abordagem baseado na ciência para reduzir as emissões de carbono de toda a indústria do vinho.
O objetivo consiste em partilhar as melhores práticas que mitigam o impacto das alterações climáticas nas operações das vinhas e das vinícolas, para que possamos agir coletivamente no sentido da descarbonização do setor vitivinícola a nível mundial, aplicando soluções diretas que evitem a compra de créditos de compensação de carbono.
International Wineries for Climate Action (IWCA)
É certo que uma boa parte das emissões das vinícolas não depende delas mesmas, mas da cadeia de fornecedores.
Por esse motivo, na AZ3OENO também estamos comprometidos em minimizar a nossa pegada de carbono, tomando as medidas adequadas e oferecendo às adegas e aos viticultores serviços, processos e produtos que contribuam para a melhoria deste desafio, que é a descarbonização do planeta.
Gostaríamos de informar que na AZ3Oeno já quantificamos a nossa Pegada de Carbono (HC) decorrente dos nossos processos, conforme as normas ISO 14064:2019 e ISO 14067:2019.
TOTAL (t CO2 eq organização) -2021 99,2
Por sua vez, dispomos de ferramentas e soluções enológicas que ajudam as adegas a reduzir consideravelmente a Pegada de Carbono decorrente dos seus processos:
- FERRAMENTAZ3 Cilyo: Oxigenação controlada de mostos (minimização da utilização de PVPP). Redução da oxidabilidade dos mostos e preservação do potencial aromático.
A oxidação controlada de mostos permite a eliminação controlada da fração fenólica facilmente oxidável dos mostos.
- CONSULTORIAZ3 Multiplicação de leveduras indígenas – Millesime.
Trazemos ao alcance das adegas as técnicas de isolamento e seleção de leveduras, para que as fermentações naturais sejam seguras e não comprometam a viabilidade da adega.
Após a realização de um estudo de caso e a definição dos objetivos da missão (organoléticos, técnicos, de imagem...), selecionamos diretamente na sua vinha as estirpes ou conjunto de estirpes mais bem-adaptadas e preparadas para a fermentação.
- FERRAMENTAZ3 Batoneador-Mox
(para minimizar trasfegas e o consumo de água).
A integração da micro-oxigenação na adega permite minimizar as trasfegas do vinho, reduzindo consequentemente o consumo de água.
- ENOLOGIAZ3 Produtos Enológicos: Oenovegan-epl
Alternativa eficaz contra a oxidação de vinhos brancos e rosés, que substitui o uso de PVPP.
Escolhe a AZ3Oeno para que, juntos, possamos contribuir para a descarbonização do planeta.
Notícias relacionadas
A mudança climática volta a desafiar-nos
Neste mês de agosto de 2021 foi publicado o último relatório do Grupo Intergovernamental de Especialistas sobre a Mudança Climática, onde se põe a manifesto que as emissões de gases com efeito de estufa, derivadas das atividades humanas, são responsáveis por um aquecimento do planeta em 1,1° C desde o período pré-industrial (1850-1900) até ao momento