A sua adega
Inspiramo-lo a conceber a sua adega do presente com uma visão de futuro: eficiente, eficaz, sustentável, evolutiva, mas sobretudo alinhada com os seus objetivos presentes e futuros.
Que tipo de perfil de vinho vai elaborar? Com que uvas? Que recursos humanos vai utilizar? Que recursos financeiros pode dedicar? Que nível de sustentabilidade? Que imagem está a vender?
O amplo conhecimento e a visão integral da AZ3Oeno ajudá-lo-ão a responder a estas perguntas para definir com precisão os seus processos e escolher as ferramentas adequadas para satisfazer as necessidades dos seus vinhos.
Para que possa desenvolver uma enologia viva: integral, inovadora, respeitosa e sustentável; numa adega eficiente que lhe permita alcançar o seu vinho-alvo.
Oenological thinking: pensamos o vinho que construimos e construimos o vinho que pensamos.
Receção
No itinerário entre a cepa e o depósito joga-se uma grande parte do êxito do seu vinho.
Para a maioria dos vinhos, a qualidade final é inversamente proporcional às agressões físicas sofridas pela uva entre a colheita e seu processamento até ao depósito.
Mais informaçõesExtração em brancos e rosés
Hoje em dia o êxito do vinho nasce da identidade, da diferenciação, da sustentabilidade e de sabê-las explicar ao consumidor.
A identidade é construída dia após dia, aprendendo com o passado para reinterpretar o presente e imaginar o futuro. A diferenciação é simplesmente expressar essa identidade em toda a sua amplitude e explicá-la de forma convincente. A sustentabilidade e o lucro são alcançados através da interpretação da matéria-prima, para adaptar os processos e expressar essa identidade através da otimização dos recursos e energias a ela dedicados.
Mais informaçõesMaceração em tintos
Para um tinto a maceração é tudo, o que queremos extrair? quando o queremos extrair? quanto e em quanto tempo?
As respostas a estas perguntas ajudá-lo-ão a definir o processo mais adequado para cada vinho do seu projeto.
Mais informaçõesFermentação
Nove meses para cultivar a uva com o perfil adequado e apenas alguns dias para expressar todo o seu potencial.
É este o desafio enfrentado pel@s enólog@s durante a fermentação alcoólica.
Mais informaçõesFML
É o segundo processo microbiológico da vinificação, desde que não nos tenhamos desviado do guião e, tal como acontece com a fermentação alcoólica, desempenha um papel fundamental na qualidade final do vinho.
A fermentação alcoólica expressa o potencial aromático da uva, a fermentação malolática completa-o e matiza-o.
Mais informaçõesEstágio
Entendemos o conceito de estágio como a gestão inteligente e bem definida da educação e moldagem do vinho durante o período necessário para desenvolver a melhor versão da sua personalidade e dar prazer ao consumidor.
Ou seja, estruturar e estabilizar, respeitar e expressar a fruta, eliminar o verdor e limar arestas, em suma, convertê-lo num vinho que enamora.
Mais informaçõesClarificação
Um vinho é mais estável quanto mais limpo estiver.
A limpidez (< 5 NTU) e brilho (< 2 NTU) conseguem-se de maneira natural com o tempo, em função da quantidade de partículas em suspensão, partículas de tecido vegetal, micro-organismos como bactérias e leveduras e da quantidade de CO2 do vinho.
Mais informaçõesEstabilização
Este é o último processo que irá realizar antes do engarrafamento para dar a conhecer o seu vinho ao cliente final.
E, claro, queremos que o desfrute tal como o concebemos desde o momento em que era apenas uva, ou seja, temos de estabilizá-lo.
Mais informaçõesEngarrafamento
Chegamos a outro momento chave: é a hora de engarrafar a nossa ideia.
Possivelmente uma das palavras que mais ressoa nas nossas cabeças neste momento é longevidade. É nosso desejo que o vinho permaneça no estado de qualidade esperado pelo consumidor durante o máximo de tempo possível. Chegou a hora dos pequenos, mas decisivos, pormenores.
Mais informações